Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • CURSOS REALIZADOS PELA SQUADRA
  • 10/04/2018

A Elaboração de Bons Projetos Surgem em Resposta á um Problema Concreto

A Elaboração de Bons Projetos Surgem em Resposta á um Problema Concreto

Entre os dias 3 a 5 de abril de 2018, a Squadra Consultoria realizou na cidade de Curitiba/PR o treinamento de Gestão Estratégica, onde se abordou temas como a Captação de Recursos e Elaboração de Projetos.


O curso visou capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de convênios, para captação de recursos, trazendo termos atualizados pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016).


O público alvo foi desde produtores culturais até gestores de Convênios de Municípios, visando obter maiores informações e conhecimento sobre as diversas fontes de captação de recursos existentes, bem como elaborar projetos com qualidade, atentando aos detalhes técnicos solicitados pelos mais diversos órgãos financiadores.


O Plano de Trabalho é objeto de análise de viabilidade e adequação aos objetivos do programa e, no caso de entidades privadas sem fins lucrativos, sendo avaliado sua qualificação técnica e capacidade operacional para gestão do instrumento, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão federal concedente.


Em muitos casos, projetos e planos de trabalho não são aprovados devido ao preenchimento incorreto e a não observação das diretrizes e normas legais por parte do proponente.


Portanto, a correta elaboração e análise de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos federais. Saiba mais como elaborar um projeto?


Durante o curso, os alunos puderam ter acesso a diversas fontes de captação de recursos, podendo navegar em páginas da internet para conhecer o seu funcionamento. Além disto, realizaram na prática a elaboração de um projeto, com posterior apresentação, neste momento os conhecimentos puderam ser colocados em prática e outros mais puderem ser aprimorados.

Curso a Distância de Captação de Recursos EAD Online

Depoimento

Elaborar um projeto é antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES. Explorar a mágica das ideias e o potencial das organizações.

É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução.

Desenvolver projetos e atividades com base numa programação e interliga-las com os objetivos definidos anteriormente com vistas a superação de desafios e garantir ao mesmo tempo, o crescimento e a qualificação do trabalho.

Mas como fazer isso? Como encontrar essa excelência se existe muita dificuldade em elaborar os projetos e executa-los?

Buscando formação adequada para dar conta de elaborar um bom projeto, geri-lo e buscar patrocinadores para os custos, podendo assim realiza-lo.

Elaborar Bons Projetos e Buscar Fontes de Captação dos Recursos

Um projeto é um empreendimento, com características próprias, tendo princípio e fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro dos parâmetros de prazo, custo e qualidade.

O gestor do projeto será responsável por fazer com que ele saia do papel para virar uma realidade. E é de fundamental importância encontrar um patrocinador que apoie o projeto, para o seu sucesso, bem como, um cliente bem definido que coloque esforços na definição de seus requisitos.

Entender este processo, dominá-lo é a direção certa para o sucesso do processo de execução de um projeto. Saiba mais sobre Captação de Recursos a Distância.

Buscar essa competência foi o que levou um grupo de cursistas de municípios do Paraná, nos dias 3 a 5 de abril de 2018, no curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, realizado pela Squadra Consultoria, de Pomerode-SC, em Curitiba.

Nestes três dias foi trabalhado com os cursistas todo o ciclo de vida de um projeto. Vivenciaram na prática cada fase do projeto: fase I - o planejamento e escopo da proposta de trabalho, fase II - cadastro nas fontes de incentivo, fase III - captação de recursos junto a doadores e patrocinadores, fase IV - execução do projeto propriamente dita, e fase V - prestação de contas final e encerramento do projeto.

Além de navegarem, na internet pelos diversos sites, aprendendo a explorar as diversas fontes de captação de recursos.

Observamos que a maioria dos participantes possuíam um conhecimento mais amplo sobre projetos em geral, pouco conheciam sobre a legislação vigente para a aprovação nas leis de incentivo e a busca de investidores na captação dos recursos, e que tiveram a oportunidade de aprender a elaborar e estruturar projetos, e agir sobre fatores técnicos, de acordo com conhecimentos específicos, necessários no empreender dos projetos.

Tiveram a oportunidade de a partir de ideias, problemas e necessidades criarem seu próprio projeto e apresentarem ao grande grupo.

O que presenciei, para minha satisfação, foi a apresentação de projetos bem estruturados, arrojados, tanto na área cultural... quanto a de esportes... de relevância social, levando a concluir que o curso atingiu os objetivos, que era de desenvolver e aprimorar a habilidade em elaborar bons projetos nas diversas áreas.

CONCLUSÃO

Via de regra um projeto surge para atender alguma demanda ou ideia, previamente pensada por alguém que não é necessariamente especialista no assunto.

Porém, como é um empreendimento necessita ser “construído” de forma estruturada.

Para ser bem estruturado e gerenciado necessita combinar pessoas, sistemas e técnicas gerenciais das áreas e organizações envolvidas para atingir objetivos estabelecidos.

Portanto, se desejamos elaborar bons projetos e obtermos sucesso na realização dos mesmos, podemos buscar conhecer técnicas e ferramentas necessárias para alcançar o êxito destes projetos; conhecimento que podemos encontrar em um curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, como o oferecido pela Squadra Consultoria, citado neste artigo, e realizado em Curitiba.

Mirone Maria Longo de Campos

Consultora de Projetos

Squadra Consultoria

10/04/2018