Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • ELABORAÇÃO DE PROJETOS
  • 23/01/2018

Aprendendo Como Elaborar um Projeto Corretamente

Aprendendo Como Elaborar um Projeto Corretamente

O primeiro passo é definir o tema do seu projeto. Com o tema do projeto escolhido, é hora de colocar o projeto no papel. Cada edital de seleção traz as especificidades que devem constar no projeto.

Por isso, é muito importante ler com atenção as regras do programa ao qual você pretende escrever o seu projeto.

Mas, basicamente, um projeto deve conter: introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo específico, metodologia, público alvo, resultados e bibliografia.

1. Como fazer a Introdução do seu Projeto?

É a descrição geral do tema: uma contextualização do cenário em que o objeto de pesquisa está inserido. Neste momento devemos expor o problema que deseja abordar, de maneira clara e objetiva.

Saiba mais sobre a importância do Projetos Sociais

2. Quais são os Elementos essenciais de um projeto?

Título, objetivos, metas, justificativa, beneficiários, local, estratégia, cronograma, orçamento.

3. Qual o Título do Projeto?

Procure colocar no título a síntese do objetivo principal do seu Projeto

4. Quais são os Objetivos do seu Projeto?

Quais são os resultados que se espera com esse projeto de pesquisa? Em geral, os objetivos são divididos em objetivo geral e objetivos específicos.

Objetivo Geral

O objetivo geral é o resultado mais amplo que se pretende obter ao final do projeto. Para a formulação desse objetivo, indica-se a utilização de verbos no infinitivo como: conhecer, compreender, revelar, analisar, demonstrar, entender.

Descrição completa do objeto a ser executado.

Deve ser claro, coerente e sucinto para dizer o que o projeto quer;

Deve refletir a razão de ser do projeto.

Indica o objetivo maior que orienta a intervenção, é superior ao objetivo específico do projeto.

Objetivo Específico

Os objetivos específicos são um detalhamento do objetivo geral. Quais resultados da pesquisa levarão ao objetivo geral? Eles podem ser formulados em tópicos e também devem ser expressos por verbos no infinitivo.

Descrição completa do objeto a ser executado.

Deve ser claro, coerente e sucinto para dizer o que o projeto quer;

Deve refletir a razão de ser do projeto.

Indica o objetivo maior que orienta a intervenção, é superior ao objetivo específico do projeto.

5. Quais são as Metas do seu Projeto?

Descrever as metas desejadas com a aplicação do Projeto.

Quantitativas: indique as metas físicas tangíveis, relacionadas aos objetivos, geral e específicos, de modo a permitir a verificação da eficiência e da eficácia das ações.

Qualitativas: indique metas relacionadas a aspectos intangíveis dos objetivos, geralmente relacionados aos impactos gerados no público alvo.

6. Qual a Justificativa do seu Projeto?

Porque a realização deste trabalho é importante? Como ele pode contribuir para o tema em questão? Quais os motivos que levam a instituição a trabalhar neste projeto? As respostas a essas perguntas compõem a justificativa do projeto. Ela é uma parte crucial do projeto, já que demonstra a relevância da proposta.

Fomentar de forma pertinente a relevância do projeto como resposta a um problema ou necessidade identificada de forma objetiva. Deve haver ênfase em aspectos qualitativos e quantitativos, evitando dissertações genéricas sobre o tema.

Informe os motivos que o levaram a propor o projeto

O projeto deve estar baseado em uma justificativa absolutamente coerente, que fundamente a sua razão de ser;

Não deverá haver dúvida da razão do porquê do projeto, o fim a que se destina, devendo convencer da necessidade e relevância dos objetivos propostos;

Uma análise objetiva do contexto geral e específico poderá ser útil nesta fundamentação.

Nessa ação deve-se informar os indicadores que comprovem a capacidade técnico-operativa do proponente.

7. Quem são os Beneficiários da proposta do seu Projeto?

Indivíduo ou instituição que se beneficiará da proposta apresentada. Poderá ser o mesmo do autor da proposta.

Público alvo

Delimitar o público envolvido e descrever os benefícios diretos e indiretos.

Essa descrição deve ser realista e coerente com a proposta e estratégia do projeto.

8. Local

Descrição detalhada do(s) lugar(es) onde serão executadas as atividades.

9. Estratégia de ação do seu Projeto

Descrição quantitativa e qualitativa das metas a serem atingidas.

Descrever o passo a passo do desenvolvimento do projeto;

Descrever os meios /ações que serão utilizadas para assegurar o êxito do projeto;

Não queimar etapas – as ações devem ser necessárias e suficientes para assegurar os objetivos pretendidos, mostrando coerência no texto;

Verificar se todas as atividades essenciais requeridas para alcançar os resultados foram listadas.

10. Qual a Metodologia do seu Projeto?

Também chamada de Método ou Procedimentos Metodológicos, essa parte sinaliza quais serão as técnicas que serão utilizadas para você alcançar os objetivos do seu projeto. Basicamente, este é o momento em que se descreve como o projeto será realizado na prática.

É o conjunto de técnicas e processos utilizados para ultrapassar a subjetividade da ação. Deve apresentar compatibilidade com os objetivos, metas e conceitos, bem como com a forma de aplicação e desenvolvimento das atividades do projeto apresentado. Explicar, sucintamente, como o projeto será desenvolvido: ações, atividades previstas (esportivas e complementares) e os meios de realização. Detalhar como as diferentes etapas serão implementadas e qual a inter-relação entre elas.

11. Qual o Cronograma de atividades do seu Projeto?

Descrever com a maior precisão possível, as datas e as atividades a serem realizadas. Um cronograma pode ser elaborado a partir de prazos limites ou de prazos por atividades.

12. Qual o Orçamento do seu Projeto?

Descrever, detalhadamente, o orçamento com os respectivos cronogramas de aplicação: especificando onde e como as verbas serão aplicadas.

A elaboração de um bom orçamento requer planejamento, pesquisa, tempo e paciência. É preciso determinar e cotar todos os itens que constaram no projeto (recursos humanos, materiais, serviços de terceiros etc.), ou seja, é a relação de tudo que será necessário para a realização de um projeto.

13. Qual o Público-Alvo do seu Projeto?

Aqui você irá dizer qual seu público beneficiado com a realização deste projeto, lembre-se o público diretamente beneficiado. Você até pode citar o público que será beneficiado indiretamente, mas evite expressões como “público em geral.”

14. Qual são os Resultados Esperados pelo Projeto?

Espaço que permite que você exponha ao seu agente financiador, os resultados que você espera deste projeto, ou seja, seguindo a metodologia proposta e atingindo os objetivos propostos, você terá os seguintes resultados...

15. Bibliografia

Na última parte, a pessoa que elabora o projeto deve listar as referências utilizadas no projeto, em forma de tópicos e seguindo as regras da ABNT.

Recomendações gerais

• Olho no edital! Para algumas seleções, pode ser exigido que o projeto tenha outros elementos, como cronograma e custos, por exemplo. Nunca deixe de conferir o que diz o edital de seleção.

• Lembre-se que se trata de um documento, portanto, a linguagem utilizada deve ser culta, objetiva e imparcial. Não se deve fazer uso de verbos em primeira pessoa, como “eu acho”, “eu vou”, “iremos”.

• Não encha linguiça. Observe que a maioria dos editais sinaliza o limite do número de linhas, caracteres ou páginas para cada parte do projeto. Limite-se ao estabelecido. O projeto será lido por uma banca junto a outros inúmeros projetos. Seja objetivo!

• Revise várias vezes! O descuido com o português pode ser entendido como descomprometimento da instituição. Se você não está seguro, peça para outras pessoas revisarem o texto antes de submetê-lo à avaliação.

• Utilize as regras da ABNT. Elas são exigidas na maior parte dos editais, mas, mesmo que não sejam mencionadas, é desejável que o projeto esteja formatado com base nelas, pois mostra aos examinadores que você está familiarizado com as regras do texto científico.

Conheça mais sobre projetos e fontes de captação de recursos, acessando nosso rol de artigos.

Além disto, se capacite e esteja apto para atuar no mercado de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, clique aqui e veja nossos cursos.