Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • 18/01/2018

Como Captar Recursos nas Redes Sociais para Terceiro Setor

Como captar recursos nas redes sociais para Terceiro Setor

Não sabemos quantas OSCs existem no nosso país, quem dirá saber quantas estão conectadas à rede de computadores. Muitas perdem a oportunidade de ter um contato mais próximo com seus investidores ou doadores, uma oportunidade de usar as redes sociais a favor da organização.

Como CAPTAR RECURSOS - Saiba mais

Existem muitas formas das OSCs estarem conectadas: ter seu próprio site, escrever conteúdos em blogs, organizar eventos nas redes sociais, fazer campanhas de crowdfunding (plataforma de financiamento coletivo), entre muitas outras.

No tempo que vivemos está muito mais fácil das pessoas se envolverem em causas sociais, a internet permite que as OSCs apresentem seus projetos e objetivos, com isso, podendo fazer as pessoas interagirem e quem sabe, tornar-se investidor ou um doador mensal.

Mas para o Terceiro Setor ter sucesso na internet, precisamos pensar com a “mente aberta” em um novo jeito de se comunicar com as pessoas. Mas para isso precisamos planejar, executar e analisar.
Antes de mais nada precisamos saber se estamos preparados para este processo de comunicação, pois será algo novo em relação ao tradicional. 13 Dicas das Princiais Fontes de Recursos para o Terceiro Setor.

Precisamos como OSC observar se estamos de acordo com a imagem que queremos transmitir. Pense em sua organização como uma pessoa. Sua OSC é quem gostaria de ser? Tem propriedade no que diz e para quem diz? As pessoas as enxergam como de fato deveriam? Você é capaz de fazer as pessoas se tornarem investidores de seus projetos em apenas uma fala? Precisamos ser assertivos neste meio de comunicação.

Quando sabemos o que estamos fazendo e onde queremos chegar, fica mais fácil. Quando a OSC sabe se comunicar, para quem e como faz, este resultado será a consequência de suas ações no seu trabalho. Se queremos nos transformar em uma OSC conectada, precisamos focar em resultados, e não apenas em ter centenas de curtidas no Facebook. Precisamos atrair as pessoas para engajarem em seus projetos, isto será mais importante que muitas outras curtidas.

Para termos resultados, precisamos entender primeiramente, que ao estar conectado na internet não será apenas estar presente nas redes sociais. As redes sociais são apenas parte desta estratégia digital, do plano de comunicação e marketing da organização da sociedade civil.

COMO CAPTAR RECURSOS - CAPTAÇÃO DE RECURSOS - ONLINE - EAD

Conectar-se é estar vulnerável. Você abre espaço para críticas e elogios, além de ter oportunidades de defender as causas e receber um feedback sobre suas ações.

Estar em um ambiente on-line exige muita energia. Caso você não tenha tempo e energia sobrando, será a hora de avaliar quais áreas você tem esbanjado, e assim organizar seus recursos para se concentrar nas redes. Investimento sempre será um grande desafio para as organizações.

Precisamos investir em comunicação on-line de qualidade. O sucesso virá com dedicação na internet. Caso seu tempo seja curto, passe para um profissional de marketing. Se o dinheiro for curto, demande-a para um voluntário. Dicas de como Bombar o Terceiro Setor nas Redes Sociais

Mas lembre-se que a presença digital não é para qualquer um. Mesmo parecendo ser fácil e de acesso a todos, precisamos saber como fazer, não basta ter apenas um perfil em uma rede social, a OSC precisa usar corretamente. Busque cursos profissionais sobre estas ferramentas que ajudam a utilizar as redes sociais caso não tenha conhecimento algum.

Ter dezenas de perfis em redes sociais não significa ser o melhor, pois pouco é muito. Seja econômico em suas postagens. Caso não tenha experiência ou conhecimento em criação de conteúdo próprio, publique moderadamente notícias sobre a sua OSC, não publique todas as notícias um apenas uma hora.

Uma dica importante para a OSC é criar parcerias com outras OSCs. Justas pela mesma causa se tornarão mais fortes.

Tome cuidado com que você posta nas redes sociais, pois como não temos o controle de alcance, podemos estar prejudicando a imagem da OSC.

Muitos pensam que ciberativismo é para preguiçosos. Mas muitos já provaram que as mobilizações pelas redes sociais trazem muitos resultados. Valorize as manifestações digitais da sua rede, pois essa também é uma forma de advogar pela causa.

Saiba que precisamos estar atentos na internet com seu público, muitos podem comentar, entrar em contato, compartilhar e devemos estar atentos, para que possamos responder estas pessoas o mais rápido possível. Estas pessoas podem se tornar seus futuros investidores e incentivadores de seus projetos. Invista muito nesse relacionamento.

Passado, presente e futuro. Tudo pode ser trazido à tona quando você faz parte de um canal público e de tamanha audiência. Não esconda nada. Não finja que algo não aconteceu. Estar nas redes é capaz de gerir críticas sobre o seu passado no presente e ter inteligência para evitá-las no futuro. Estabeleça uma posição a ser tomada perante comentários críticos sobre sua organização.

Confira a seguir as melhores práticas para dar início à presença da OSC nas redes sociais.

Otimize o trabalho com ferramentas de edição de imagens e agendamento.
Crie um processo
Estabeleça um time de responsáveis pelas tarefas
Defina o propósito de uso
Tenha uma linha editorial e uma identidade visual
Faça um cronograma de postagens
Desenvolva uma política de uso das redes sociais.

Como CAPTAR RECURSOS - Saiba mais

Convido você a conhecer nossos outros artigos sobre muitos outros temas para o Terceiro Setor e Administração Pública.

Gostou? Conheça nosso curso sobre Captação de Recursos e Elaboração de Projetos.

Deixe seu recado abaixo e compartilhe estas informações!