Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • 21/01/2019

Curso de Captação de Recursos para OSCs (ONGs)

Curso de Captação de Recursos para OSCs (ONGs)

Houve um tempo em que as organizações dependiam quase que exclusivamente de alguns poucos doadores. Esses normalmente eram grandes empresas que bancavam seus projetos sociais. Porém, houve uma drástica diminuição neste tipo de captação de recursos, o que acabou levando muitos gerenciadores a buscarem novas fórmulas para conseguirem manter seus ideais de voluntariado.

O plano estratégico define a direção que sua organização deve seguir e o plano de captação de recursos vai arrecadar os fundos necessário para realizar o plano estratégico. Seu plano de captação de recursos deve incluir informações como: quanto dinheiro você precisa para que a OSC continue realizando seu trabalho, como os fundos arrecadados serão utilizados, e qual o impacto que a captação de recursos vai causar no futuro.

Diversas fontes de recursos e estratégias estão disponíveis para que uma OSC consiga captar recursos. O segredo é descobrir quais as fontes e estratégias são as mais adequadas, de acordo com o trabalho que é realizado pela Organização e por quem ela pretende receber financiamento.

Em linhas gerais, as OSCs podem captar recursos com:

Pessoas jurídicas: por meio da elaboração de projetos em editais, com propostas de patrocínio (Leis de Incentivo à Cultura, Lei do Esporte, PRONON ou Fundo da Criança e Adolescente), desenvolvendo ações de Marketing Relacionado à Causa (MRC) ou por meio de um projeto conjunto, que alie os interesses da empresa aos da OSC; ou

Pessoas físicas: as pessoas precisam ser motivadas para fazer uma doação e essa motivação envolve dois pontos: 1) o vínculo do indivíduo com a ONG; e o 2) interesse que essa pessoa possa ter com a causa defendida pela Organização.

Há estratégias muito efetivas, como a realização de eventos – jantares, bingos, bazares etc. OSCs maiores, com recursos financeiros para investir em campanhas, ou que têm influência para conquistar mídia calhau, criam campanhas que têm reconhecimento mais amplo e realizam ações para atrair doadores.

Captação de Recursos para OSCs (ONGs) não se limita apenas a pedir dinheiro. Os recursos podemos ser físicos (dinheiro, doações de roupas, móveis e produtos) e humanos (voluntários). Até por isso o termo “captação de recursos” vem sendo substituído por “mobilização de recursos”.

Por isso, antes de iniciar o seu projeto de captação, tenha em mente as necessidades da organização e qual a melhor forma de adquirir estes recursos. A Captação de Recursos para OSCs (ONGs), além de financiar o projeto social, promove a OSC. Por isso, planejar o antes, o durante e o depois do processo de captação é a chave do sucesso de qualquer trabalho. É preciso, por exemplo, manter um banco de dados com todos os doadores, saber se eles preferem ser voluntários ou realmente doar dinheiro, histórico de doações, de quais projetos eles já participaram como voluntários, entre outras informações.

E mais, é preciso interagir com a base de stakeholders da sua OSC. Se as pessoas passaram a participar, isso significa que se interessaram pela causa que sua instituição defende. E, ao realizar alguma ação, é importante prestar contas e mostrar para seus membros o que foi feito com o dinheiro. Fazer com que os membros participem da sua OSC, dos seus projetos, gera melhores resultados.

Nenhuma entidade sobrevive sem Captação de Recursos para OSCs (ONGs), pois para que uma organização possa investir em seus projetos e se manter ela precisa da Captação de Recursos para OSCs (ONGs). Isso é essencial para que uma organização possa funcionar e trabalhar para ajudar cada dia mais a comunidade com seus programas sociais. Para isso, é muito importante que a entidade esteja sempre pesquisando e estudando sobre novas formas de Captação de Recursos para OSCs (ONGs).

Portanto, precisamos estar atentos, pensar, agir e buscar outras alternativas. Existem muitas maneiras criativas de Captação de Recursos para OSCs (ONGs) para o Terceiro Setor e por isso é importantíssimo se atualizar, buscar inovações, sabedoria e conhecimento. Uma boa parte das Organizações da Sociedade Civil, se duvidar quase todas, acabam correndo para os meios de captação de recursos já tradicionais.

Com isso, a Squadra Consultoria convida você a conhecer o curso sobre Captação de Recursos para OSCs (ONGs) e Elaboração de Projetos, o qual apresentará para você como captar recursos e elaborar projetos para mais diversas fontes existentes.