Blog

O que é a Lei de Incentivo Fiscal?

Vídeo sobre o que é Lei de Incentivo Fiscal

O que é a Lei de Incentivo Fiscal?

Muito tem se falado sobre as Leis de Incentivo Fiscal, mas poucos sabem o que elas realmente são e como funcionam. E hoje quero explicar para você internauta um pouco mais sobre as Principais Leis de Incentivo Fiscal Federal, mas antes de continuarmos, se inscreva em nosso canal e ative o “sininho” abaixo para ser notificado sempre que postarmos algum novo vídeo.

Quem pode incentivar projetos nas Leis de Incentivo?

Então, a proposta da utilização das Leis de Incentivo Fiscal é simples e objetiva: empresas e pessoas que declaram imposto de renda podem destinar parte desses valores para projetos contemplados pelas leis de incentivo. Ou seja, o dinheiro de seus impostos, ao invés de ir diretamente para o governo, é utilizado para garantir que programas sociais, culturais, esportivos e de saúde não fiquem no papel e tragam benefícios para muitas pessoas e comunidades.

Com a utilização de leis de incentivo fiscal, você, pessoa física, mas principalmente você pessoa jurídica pode escolher para onde pode ser encaminhado o dinheiro que é pago com os tributos.

Isso não quer dizer que o seu negócio passará a ter valores reduzidos em seus pagamentos, é apenas uma forma de destinar recursos para projetos de sua comunidade e de importante relevância, e consequentemente enriquecer a imagem da marca diante dos seus consumidores.

As Leis de Incentivo permitem que as empresas fomentem projetos que refletem sua postura de responsabilidade social e seus valores.

Esta é uma maneira delas se engajarem com atividades de cunho social que, além de promoverem ações de impacto positivo na sociedade, também são vantajosas para a imagem da instituição.

Quanto posso investir em um projeto de Lei de Incentivo?

As empresas podem direcionar até 9% do valor do imposto de renda para fundos de incentivo e as pessoas físicas até 8%. Conheça as principais leis de incentivo fiscal federal:

1% Lei de Incentivo ao Esporte, para projetos esportivos, tanto de rendimento, educacional e participação;

1% Fundo do Idoso – ações voltadas para as pessoas idosas;

1% Fundo da Infância e Adolescência (FIA) – projetos voltados para as crianças e adolescentes;

4% Lei de Incentivo a Cultura – projetos que visam fomentar a cultura;

1% Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) – ações voltadas para tratamento a Oncologia;

1% Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) – Projetos para saúde da Pessoa com Deficiência.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Lei de Incentivo Fiscal Federal, não perca estas importantes fontes para Captação de Recursos de Projetos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn