Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • CURSOS EM GESTÃO DA SAÚDE
  • 2:51 min tempo de leitura
  • 24/06/2019

Importância da Capacitação Profissional na Saúde

Neste curso os Agentes Comunitários de Saúde terão conteúdos e informações técnicas para desempenhar suas tarefas.

A contemporaneidade exige profissionais qualificados e inovadores em seus processos de trabalho, haja vista as constantes transformações que envolvem as pessoas e o meio em que vivem, o que influência direta e indiretamente, comunidades e equipes que almejam resolutividade nos serviços de saúde, tanto para quem busca, quanto para quem oferece tal serviço.

Neste viés, “Os agentes comunitários conhecem profundamente a realidade local porque são parte da comunidade. Conhecem os valores, a linguagem, os perigos e as oportunidades. Representam uma possibilidade muito especial de trazer para dentro das equipes de saúde o olhar da população. Um olhar que revela necessidades de um ponto de vista diferente e que, portanto, abre as portas para um universo novo de intervenção”. (FEUERWERKER; ALMEIDA, 2000, p.23).

No curso proposto, os Agentes Comunitários de Saúde terão acesso a conteúdo e informações técnicas que possibilitem desempenhar suas atribuições com maior perícia, respeitando os limites de responsabilidade da sua função. Dessa forma, é possível realizar um cuidado de dimensões complexas, centrado na promoção da qualidade de vida.

Assim, este projeto de curso objetiva qualificar os processos de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde para o desempenho das atividades técnicas de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes, princípios, políticas e programas do Sistema Único de Saúde. Somente pela troca de saberes, de forma continuada e multidisciplinar, é possível oferecer um serviço de excelência, pois “A educação e a saúde são práticas sociais inseparáveis e interdependentes que sempre estiveram articuladas, sendo considerados elementos fundamentais no processo de trabalho dos profissionais da saúde” (BUSS, 1998).

O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a comunidade e a equipe de Saúde da Família, "sendo personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde" (BRASIL,2009).

Para tanto, propõe-se com este curso qualificar e aprimorar o desenvolvimento das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica, buscando a integração entre as equipes de saúde e a população adstrita à Unidade Básica de Saúde, considerando as características e as finalidades do trabalho executado com vistas ao acompanhamento das famílias assistidas no âmbito individual ou coletivo. Não obstante, o Ministério da Saúde reconhece que o processo de qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde deve ser permanente, atendendo as demandas advindas destes profissionais que estão diariamente em contato com as famílias, comunidade e equipes de saúde, o que predispõe a necessidade de estar constantemente buscando conhecimento para o desenvolvimento de suas atividades.

A Squadra Assessoria e Consultoria possui profissionais especializados para capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e os demais profissionais da Estratégia de Saúde da Família, visando qualificar e otimizar os processos de trabalho.