Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • ELABORAÇÃO DE PROJETOS
  • 29/04/2019

Curso de Elaboração de Projetos Sociais

Você irá conhecer todas as dicas para elaborar um projeto para sua Prefeitura, Entidade do Terceiro Setor (OSC).

É um conjunto de elementos que expressam o propósito de atuar sobre uma determinada realidade, caracterizada a partir da análise de um contexto, mediante decisões normativas, de obras ou de serviços, com vistas ao equacionamento de um problema ou ao atendimento de necessidades da Administração Pública ou Terceiro Setor.

Gerenciar projetos é algo que fazemos cotidianamente em nossas vidas, embora nem sempre estejamos conscientes disso. É difícil encontrar alguém que nunca tenha estabelecido os projetos prioritários de sua vida, tais como: concluir um curso superior, casar, construir ou comprar um imóvel, etc.

Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.

A partir de agora você irá conhecer todas as informações e dicas necessárias para elaborar e gerenciar projetos para sua Prefeitura, Organização do Terceiro Setor (OSC).

Qual objetivo de um Projeto?

É o resultado que se pretende alcançar em um determinado período de tempo. Representa um marco de referência para orientar todas as ações a serem desenvolvidas em um determinado setor.

Um Projeto está relacionado à consecução de objetivos, ou a frações de objetivos maiores, que se relacionam com o planejamento estratégico da instituição ou a determinada área do poder público. Salvo nos casos em que projetos sejam elaborados para cobertura de alguma situação emergencial a ser enfrentada pela instituição.

Em resumo, o projeto em particular deve se relacionar aos objetivos elencados no planejamento estratégico, e consequentemente estará afinado à missão e visão institucional, em congruência de valores.

Quais são os passos para a elaboração de um projeto?

Algumas instituições já realizaram o exercício de analise situacional em outras oportunidades, como na elaboração do planejamento estratégico, outras ainda não tiveram a oportunidade de fazê-lo, então cabe aqui uma breve descrição com sugestões.

Pode-se afirmar que os grupos em interação para a elaboração de um projeto apresentam diversidade de opiniões, sendo assim indica-se um mediador para encaminhar as atividades. É importante que o mediador leve em conta que trabalhar três etapas:

1. Análise com o grupo do problema que se deseja enfrentar, ou da situação para que se deseja implementar alguma melhoria. (Imagem real)

2. Analise com o grupo da situação futura ou dos objetivos que se deseja alcançar.

3. Análise das estratégias que se utilizará para lograr os objetivos.

Portanto, a correta elaboração e análise de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos, visto que em muitos casos, projetos e planos de trabalho não são aprovados devido ao preenchimento incorreto e a não observação das diretrizes e normas legais por parte do proponente.

A Squadra Consultoria, referência no ramo, especializada em assessoria, consultoria, elaboração de projetos e captação de recursos, com atuação em organizações públicas, privadas e terceiro setor, além de prestar assessoria, também atua na capacitação dos clientes e interessados no assunto, ofertando aos mesmos cursos e palestras nas áreas acima mencionadas.