Blog

O que é Planejamento Estratégico Situacional em Saúde

O Planejamento Estratégico Situacional é utilizado como um instrumento de gestão para identificação e resolução de problemas.

Conhecer o território e as capacidades de gestão e planejamento das equipes, são ferramentas cruciais para o alcance de resultados satisfatórios que abarquem os desejos e necessidades da comunidade e que também corroborem para a satisfação daqueles profissionais que atuam na Política de Saúde.

Para podermos planejar, precisamos conhecer nosso território e nossas capacidades em operacionalizar produtos, serviços e recursos e, é nesta perspectiva que a Squadra Assessoria e Consultoria trabalha no planejamento estratégico de ações e diagnósticos situacionais de saúde.

Como fazer e elaborar um planejamento em saúde

O Planejamento Estratégico Situacional é utilizado como um instrumento de gestão para identificação e resolução de problemas, no qual se inserem atores sociais que participam efetivamente da situação.

O Planejamento Estratégico Situacional possibilita a explicação de um problema a partir da visão do ator que o declara, a identificação das possíveis causas e a busca por diferentes modos de abordar e propor soluções.

Dessa forma, o planejamento é estruturado em cinco etapas: Momento Explicativo; Momento Normativo; Momento Estratégico; e Momento Tático-Operacional.

Na Gestão Municipal da Política de Saúde, é necessário lançar mão de ferramentas como o Planejamento Estratégico Situacional para possibilitar e qualificar as práticas cotidianas em saúde. (CECHINEL; CAMINHA, 2012)

Ademais, O Planejamento Estratégico Situacional possibilita o desenvolvimento de ações gerenciais em saúde que contribuem para que gestores, profissionais e usuários se envolvam em processos de gestão e de cuidado que abarquem as necessidades populacionais, visando resultados eficazes e resolutos na expectativa qualitativa dos processos de trabalho.

Este suporte é prestado pela Squadra Assessoria e Consultoria, ofertando atendimento presencial e a distância aos clientes, realizando assessoria e consultoria direta aos municípios. O trabalho é prestado, respeitando as normativas legais, de forma a permitir que o Planejamento Estratégico Situacional em Saúde se efetive em conformidade com a Política Pública de Saúde e com as necessidades locais.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn