Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • MINISTÉRIO DA CULTURA
  • 29/09/2017

Saiu resultado preliminar dos selecionados para a Revista nº 63

Saiu resultado preliminar dos selecionados para a Revista nº 63

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28), o resultado preliminar dos textos selecionados que serão publicados na 63ª edição da Revista Filme Cultura. Os proponentes têm até a próxima segunda-feira (02) para apresentar recursos por meio do formulário disponibilizado no site do MinC.

Com a temática Mulheres, Câmeras e Telas, a próxima edição da revista deverá investigar o espaço das mulheres no audiovisual nacional. Entre as abordagens possíveis estão as questões da produção (o que as mulheres estão realizando no audiovisual, quais são as suas dificuldades, quais são os dados do setor em relação ao gênero); da representação (como as mulheres e meninas têm sido retratadas no audiovisual brasileiro ao longo dos anos); da participação das mulheres no mercado e em festivais; e da atuação delas como juradas, críticas de cinema ou desenvolvedoras de games.

Saiba Como Elaborar Projetos na Lei Rouanet.

Os textos enviados serão avaliados pela Comissão Editorial, coordenada pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura. A comissão será formada por, pelo menos, três representantes – sendo um da SAv, um do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e um da Cinemateca Brasileira.

Revista Filme Cultura

Periódico sobre cinema brasileiro criado em 1966, a Revista Filme Cultura tem um importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico.

Em sua primeira fase, foi publicada até 1988 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), posteriormente Instituto Nacional de Cinema (INC), e teve 48 edições, além de duas revistas especiais feitas para os festivais de Cannes e Berlim. Em 2007, foi lançada a Filme Cultura nº 49, uma edição especial comemorativa dos 70 anos do INCE e dos 22 anos de existência do Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Entre 2010 e 2013, a revista voltou a circular com periodicidade trimestral lançando as edições de números 50 a 61.

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura retomou a Revista Filme Cultura com o lançamento da edição nº 62, "Infância - Cinema - Futuro", em julho deste ano, na 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A edição buscou investigar como o audiovisual voltado para o público infantil tem sido produzido e recebido pelas crianças ao longo da história do cinema brasileiro, além de procurar identificar sua importância, particularidade e o espaço que é dedicado a ele em nosso País.

Juntamente com a edição 62 da Revista Filme Cultura, o MinC lançou também a primeira versão do repositório online com todas as edições da Revista Filme Cultura, que podem ser acessadas por meio de uma busca por metadados.

Assessoria de Comunicação