Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Blog

  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS
  • 08/01/2018

Saiba Como Captar Recursos da Internet

Saiba como captar recursos da internet

Qual é sua fonte de recursos? Muitas OSCs estão utilizando a internet como meio para captar seus recursos, a organização que pensa em apenas manter as mesmas fontes de recursos como governo e editais, correm sérios riscos de passar por dificuldades financeiras. Uma ferramenta rica de oportunidades para captar recursos é a internet, as organizações devem se manter atualizadas em seu site, blog e redes sociais.

Depender apenas das mesmas fontes de recursos, pode nos trazer sérios problemas financeiros, muitas vivem de recursos do governo e editais, com a crise que vivemos em nosso país, isto pode se tornar um pesadelo. São nestes casos que precisamos correr atrás de outras possibilidades como a internet.

As OSCs precisam ter um bom site, com todas as informações sobre sua história, sua missão, campanhas, redes sociais, sem contar que devemos ter um botão para doação, não faça um botão escondido, deixe amostra para o usuário encontrar sem muito esforço.

Trabalhe com e-mails que são captados através de seu site, blog e redes sociais, uma ótima oportunidade para enviar as campanhas para captar recursos, mostre a sua organização para estes contatos. Utilize muitos anúncios para enviar por e-mail e redes sociais para se ter o maior número de incentivadores ou doadores do projeto.

Ter apenas um site não basta, precisamos ter um site que seja responsivo, ou seja, que todos os smartphones e tablets possam visualizar sem maiores problemas. Muitas pessoas utilizam seus smartphones e tablets para acessar seus e-mails e sites.

Tenha o hábito de atualizar seu site e redes sociais com notícias, conteúdos relevantes e atuais.

Um dos primeiros passos importantes será você manter seu site, blog e redes sociais atualizados, pois caso não tenha este hábito de atualizar, certamente a sua credibilidade será prejudicada.

Para se ter a atenção das pessoas que você pretende ter como parceiro ou doador, você precisa mostrar conteúdos que interessam a ele, mostre e apresente a ele uma boa experiência na navegação do seu site ou blog. Tendo isto, deixe um campo para ele fazer doações, que possa aceitar contribuições via cartão de crédito.

Estamos em forte crescimento de dispositivos móveis para acessar a internet, você precisa se atentar para que todas as páginas abram com velocidade e a qualquer hora. Para isso, o site precisa ser responsivo, não ignore esta informação, ela é muito importante.

Verifique também se as plataformas que você utiliza para captar recursos são mobile-friendly. Isso dá mais liberdade para os doadores, que podem contribuir com a sua causa de qualquer dispositivo e a qualquer momento.

Utilize a internet para captar e-mails e não deixe de usar o e-mail marketing, conheça mais desta ferramenta em nosso outro artigo 13 Dicas das Principais Fontes de Recursos para o Terceiro Setor. O e-mail é um ótimo meio para estreitar a conversa com potenciais colaboradores, fortalecendo o relacionamento com eles.

Também é de muita importância, criar campanhas de financiamento coletivo, tanto em redes sociais como em seu próprio site. No Facebook Ads, existe a possibilidade de criar anúncios específicos para sua campanha, ótima oportunidade para levar muitas pessoas para o seu site e conseguir muitos doadores, investidores.

Conheça também nosso artigo sobre financiamento coletivo.

Seja ativo na internet, mostre sua importância para o mundo, você tem o mar de oportunidades, seja criativo Tenha criatividade no Terceiro Setor. Crie conteúdos de qualidade em seu blog ou site, Através dele, você pode disseminar muitos tipos de conteúdo: artigos informativos, educativos, notícias da organização, cases de sucesso, vídeos inspiradores…

Captação de recursos na internet deve ser parte de um mix de angariação de fundos, mas para a maioria das organizações sem fins lucrativos, a rede nunca se tornará a sua forma principal de levantamento de fundos.

Muitas instituições sem fins lucrativos também obtiveram um grande sucesso em organizar campanhas apenas na internet, já que seus sites começaram a alcançar um número significante de de visitantes por dia.

Melhores práticas para captar recursos na internet;

  • Tenha um botão “Doe Agora!” – aceite doações com cartão de crédito diretamente no seu site.

  • Promova o seu site – espalhe a ideia. Sem visitantes no seu site, você não receberá nenhuma doação pela internet.

  • Construa a sua lista – tenha formulários de registro no seu site e encoraje os visitantes a registrarem-se na sua newsletter.

  • Use a rede como um complemento das suas outras atividade – tente incluir o seu site como uma tática complementar para as suas outras atividades de angariação de fundos.

Gostou? Deixe seu recado abaixo, entre em contato conosco, conheça nossos serviços

Conheça nosso curso sobre Captação de Recursos.