Cursos, Assessoria e Consultoria em Siconv, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Curso sobre Captação de Recursos e Elaboração de Projetos - Curitiba - Paraná

Curitiba - PR 24 a 27 - Setembro - 2019 - 4 DIAS

De R$ 2.290,90 por
12 parcelas de R$ 168,97 R$ 1.490,90 à vista

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objetivos do curso

Oportunizar aos profissionais o pleno conhecimento das fontes de captação de recursos, seu funcionamento e sua sistemática de acesso para o cadastro dos projetos.

Capacitar profissionais para o desenvolvimento de técnicas que ajudem a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de convênios, para captação de recursos, trazendo termos atualizados pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016).

TEMOS ESTE CURSO NA MODALIDADE ONLINE NO LINK ABAIXO:

Sobre o curso

A captação de recursos é a ferramenta crucial para execução dos seus projetos. Há diversas formas de captação de recursos que podem ser utilizadas e este curso visa especificamente abrir horizontes e sanar dúvidas para optar pela melhor fonte de financiamento do seu projeto. As transformações e correrias do nosso dia-a-dia não nos permite dedicar tempo para acompanhar todas as mudanças e dinamismo e estes temas serão abordados em nosso curso.

Não bastando estas inúmeras alternativas de captação de recursos, os participantes terão acesso a fontes nacionais e internacionais de captação de Recursos, Agentes Multilaterais, Bilaterais e o Governo Federal (SICONV) e Governo Estadual (SIGEF), terão acesso aos sistemas, suas Leis, seu funcionamento, conhecerão os documentos necessários e conhecerão como se credenciar a estes sistemas e já poder ser Proponente e apresentar Projetos.

Conforme disposto na Portaria Interministerial 424/2016, os programas, projetos e atividades de interesse recíproco dos órgãos e entidades da administração pública federal e de outros entes ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos serão executados mediante transferências voluntárias de recursos financeiros realizadas por meio de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria.

O Plano de Trabalho será objeto de análise de viabilidade e adequação aos objetivos do programa e, no caso de entidades privadas sem fins lucrativos, será avaliada sua qualificação técnica e capacidade operacional para gestão do instrumento, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão federal concedente.

Em muitos casos, projetos e planos de trabalho não são aprovados devido ao preenchimento incorreto e a não observação das diretrizes e normas legais por parte do proponente.

Portanto, a correta elaboração e análise de projetos é fator essencial para todos aqueles que, de alguma forma, desenvolvem atividades relacionadas a captação de recursos federais. O conteúdo programático do curso é completo e atualizado com as informações referentes a elaboração de projetos e planos de trabalho do Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016), abrangendo também aspectos complementares à legislação de convênios, no que se refere à elaboração e análise de projetos.

Metodologia

A metodologia do curso é interativa e estimula a reflexão dos conceitos básicos através de exemplos, apresentações práticas das fontes de captação de recursos e exemplos de projetos que podem ser nelas enquadradas, bem como a realização de uma oficina para trabalho de discussão em grupos e elaboração e apresentação de um projeto por participante.

Público Alvo

  • Gestores e servidores públicos, dentre Secretários Municipais, Controladores Internos, Externos e Consultores;
  • Prefeitos e Vereadores;
  • Servidores públicos das áreas de contratos e projetos;
  • Funcionários de OSCIPs, ONGs, OSs, Universidades, Hospitais, Fundações, Institutos, Agências, Autarquias e Empresas Estatais que utilizam recursos públicos.
  • Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
  • Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Federal.
  • Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.
  • Profissionais da área médica, Secretários Municipais de Assistência Social e Saúde;
  • Assistentes Sociais e demais servidores envolvidos que esta área;
  • Produtores culturais, artistas, dançarinos, grupos teatrais, grupos de dança;
  • Entidades privadas com e sem fins lucrativos;
  • Profissionais da área esportiva, atletas e consultores e,
  • Demais interessados.

Conteúdo

Módulo 1 – Fontes para Captação de Recursos

Unidade 1 – Introdução a Captação de Recursos

  • Captação de Recursos – Noções gerais e Processos de Captações;
  • Conceitos e Termos Básicos - Projetos, Plano de Trabalho e Proposta de Trabalho - Legislação Básica: Ferramentas orçamentarias PPA, LDO e LOA, Decreto 8726/2016 e Portaria Interministerial 424/2016
  • Buscando aliados
  • Diversificando as fontes de financiamento
  • Gestão Estratégica

Unidade 2 – Fontes de Captação de Recursos

  • Fontes Nacionais e Internacionais para Projetos;
  • Agentes Multilaterais e Bilaterais;
  • Sistema do Governo Federal (SICONV) – Explanação de procura de Programas em aberto;
  • Sistema de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação e outros;
  • Emendas Parlamentares;
  • Leis de Incentivo Fiscal: Cultura, Esporte, Pronon e Pronas;
  • FIA, Lei de Incentivo ao Idoso, OSCIP´s;
  • Captação de Recursos com Indivíduos
  • Patrocínios, Doações, Editais;
  • Captação via Internet
  • Eventos de arrecadação
  • Fonplata

Unidade 3 – Lei de Incentivo à Cultura

  • Treinamento completo;
  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Panorama Geral do Sistema SalicWeb;
  • Fontes e Agentes Financiadores;
    1. Pesquisa de Patrocinadores/Doadores
  • Como ter acesso ao SalicWeb?;
  • Como cadastrar o Proponente no SalicWeb?
  • Formatação dos Projetos;
    1. Corpo da Proposta;
    2. Preenchimento dos Campos na Plataforma Salic;
    3. Pesquisa de Projetos – Banco de Projetos
  • Modelos de Planilhas para Orçamentos;
    1. Como preencher a Planilha Orçamentária no SalicWeb?
  • Check List dos documentos necessários;
  • Enviando a Proposta para Análise;
  • Captação dos Recursos: Prospecção, Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento;
    1. Como realizar o preenchimento do Recibo de Mecenato (Doador/Patrocinador)
  • Solicitações;
    1. Como cadastrar uma nova solicitação no SalicWeb?
    2. Plano Comercial/Plano de Mídia: como captar recursos?
  • Como acompanhar as diligências?
  • Relatórios Trimestrais;
  • Cadastro de Pagamentos
  • Como anexar Marcas no Sistema?
  • Readequações;
  • Identidade Visual – Manual de Marcas;
  • Prestação de Contas.
    1. Como fazer a Prestação de Contas?
    2. Como realizar a Comprovação de Objeto?
    3. Como realizar a Comprovação Financeira?

Unidade 4 – Lei de Incentivo ao Esporte

  • Treinamento completo;
  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Fontes e Agentes Financiadores;
    1. Pesquisa de Patrocinadores/Doadores
  • Como cadastrar o Proponente no Site
    1. Alterar Dados Cadastrais do Proponente;
    2. Alterar Senha de Acesso.
  • Panorama Geral do Sistema SLIE;
  • Formatação dos Projetos;
    1. Corpo da Proposta 
    2. Como preencher os campos do Sistema SLIE
    3. Modelos de Declarações
    4. Tabelas de Referência
    5. Pesquisa de Projetos aprovados – Banco de Projetos
  • Modelos de Planilhas para Orçamentos;
  • Check List dos documentos necessários;
    1. Panorama Geral das Legislações pertinentes ao tema;
  • Captação dos Recursos: Prospecção, Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento;
    1. Como realizar o cadastro do patrocinador
    2. Como cadastrar o Recibo
    3. Plano Comercial/Plano de Mídia: como captar recursos?
  • Como fazer o remanejamento;
  • Como realizar o Ajustes do Plano de Trabalho;
  • Análise das Planilhas do Ministério da Cidadania Secretaria Especial do Esporte
  • Identidade Visual – Manual de Marcas;
  • Prestação de Contas.
    1. Como fazer a Prestação de Contas Parcial?
    2. Como fazer a Prestação de Contas Final?

Unidade 5 – PRONON E PRONAS (Apoio a Atenção Oncológica e Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência)

  • Treinamento completo;
  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Credenciamento de Entidades
    1. Qual prazo para credenciar minha Entidade?
    2. Como faço para credenciar minha Entidade no PRONON e PRONAS?
  • Formatação dos Projetos;
    1. Como elaborar meu projeto?
    2. Banco de Projetos;
    3. Quais os formulários para envio do Projeto?
    4. Como enviar o Projeto?
  • Modelos de Planilhas para Orçamentos;
    1. Como fazer o orçamento do meu Projeto?
  • Check List dos documentos necessários;
  • Captação dos Recursos: Prospecção, Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento;
    1. Quem pode ser o patrocinador/doador do meu Projeto?
    2. Plano Comercial/Plano de Mídia: como captar recursos?
  • Prestação de Contas
    1. Como fazer a prestação de contas no PRONON e PRONAS?

Unidade 6 – Governo Federal (SICONV)

  • Conceitos básicos da Lei e seu funcionamento;
  • Check List dos documentos necessários para credenciamento;
    1. Como cadastrar minha Entidade no SICONV?
    2. Quais os documentos necessários para o Credenciamento?
  • Consulta de Programas em aberto
  • Preenchimento e cadastro da proposta.
    1. Como elaborar meu projeto para o SICONV?
    2. Como cadastrar a proposta no SICONV? 
    3. Enviando a Proposta para análise.

Módulo 2 – Elaboração de Projetos – Oficinas Integrativas

Unidade 1 – Formulação de Projetos

  • Definição objetiva e adequada do problema e o objeto para solução;
    1. Como definir o contexto, o problema e proposta?
  • Adequação do objetivo do projeto ao objetivo da ação do financiador
  • Ciclo de Planejamento e de Execução de um Projeto;
    1. Quais as etapas para elaborar um bom projeto?
  • Aspectos que determinam a qualidade de um Projeto;
    1. Quais os aspectos analisados pelo Financiador?
  • Estrutura básica de um Projeto;
    1. Como elaborar o projeto?
  • O que deve ser observado na estruturação de um projeto;
  • Exercício para estruturação e redação de Projetos;
  • Principais Critérios adotados na avaliação de um Projeto;
  • Finalização e Prestação de Contas de um Projeto;
    1. Dicas para Execução e Prestação de Contas do Projeto
  • Alterações trazidas pelo Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 a alterações e Decreto 8.726/2016)

Unidade 2 - Roteiro Básico para Apresentação de Projetos

  • O ambiente do projeto;
  • Como elaborar o projeto?
    1. Título do projeto;
    2. Duração;
    3. Custo total do projeto;
    4. Valor total do projeto.
  • Responsável pelo projeto;
  • Capacidade operacional;
    1. Como demonstrar a Capacidade Técnica?
    2. Como elaborar a Declaração de Capacidade Técnica?
  • Justificativa;
    1. Como elaborar uma justificativa?
    2. Que pontos chave preciso incluir na minha justificativa?
  • Público alvo;
    1. Público Alvo Direto e Indireto;
  • Objetivos – Geral e específicos;
    1. Como elaborar o objetivo geral do meu projeto?
    2. Como elaborar os objetivos específicos do meu projeto? Objetivos X Metas
  • Metas e etapas
    1. Como construir metas/etapas atrelados aos objetivos?
  • Metodologia;
    1. Como elaborar a metodologia do meu projeto?
  • Cronogramas Físico e Financeiro;
    1. Como elaborar o cronograma físico do projeto?
    2. Como construir o orçamento do meu projeto?
  • Estatística e Indicadores;
    1. O que são indicadores?
    2. Como encontrar os indicadores para meu projeto?
  • Resultados esperados com a implementação do projeto (Impactos Sociais financeiros diretos e Indiretos); 
    1. Como mensurar os resultados esperados no meu projeto?
    2. Resultados x Ação x Objetivos
  • Mensuração do resultado;
  • Monitoramento e avaliação das ações (indicadores de desempenho).
    1. Como monitorar e avaliar o meu projeto?
    2. Como montar as formas de monitoramento e avaliação?

Unidade 3 – Critérios para Seleção e Análise de Projetos no SICONV

  • Diretrizes
  • Capacidade operacional do proponente
  • Critérios excludentes
  • Critério de seleção
  • Distribuição de recursos
  • Análise Técnica da proposta de trabalho
  • Análise conclusiva (Financeiro X Técnico X Jurídico)
  • Responsabilidade da Aprovação

Módulo 3 – Gestão de Projetos

Unidade 1 – Fundamento de Gerenciamento de Projetos

  • Conceitos e características dos projetos
  • Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos
  • Estruturas organizacionais e escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs)

Unidade 2 – Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

  • Stakeholders em projetos
  • Gerenciamento dos stakeholders em projetos
  • Gerenciamento das comunicações

Unidade 3 – Liderança de Equipes

  • Liderança em processo
  • Transformação de grupos em equipes
  • Liderança e comunicação

Unidade 4 – Análise de Viabilidade de Projetos

  • Planejamento financeiro
  • Análise do risco econômico-financeiro em projetos

Unidade 5 – Gerenciamento do Escopo

  • Fundamentos e processos do gerenciamento do escopo
  • Planejar o gerenciamento do escopo
  • Requisitos
  • Definição de Escopo
  • EAP
  • Validar e Controlar o Escopo

Unidade 6 – Gerenciamento de Cronograma

  • Definição e Sequenciamento das Atividades
  • Estimativa de Recursos
  • Estimativa de Duração de Atividades
  • Cronograma do Projeto
  • Controle do Cronograma

Unidade 7  - Gerenciamento de Custos

  • Estimar os custos
  • Determinar o orçamento
  • Controlar os custos

Unidade 8 – Gerenciamento de Riscos

  • Gerenciamento de Riscos em Projetos
  • Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos
  • Análise dos riscos em projetos
  • Planejamento de respostas e controle dos riscos em projetos

Unidade 9 – Gerenciamento de Pessoas

  • Planejar os recursos humanos do projeto
  • Mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto

Unidade 10 – Gerenciamento de Aquisições

  • Planejamento das aquisições no projeto
  • Controle das Aquisições

Unidade 11 – Negociação e Administração de Conflitos

  • Aspectos conceituais associados ao processo de negociação
  • Negociação: aspectos relacionais
  • Negociação: aspectos substantivos
  • Negociação: aspectos processuais de execução

Unidade 12 – Gerenciamento de Qualidade

  • Qualidade em projetos
  • Planejar o gerenciamento da qualidade
  • Realizar a garantia de qualidade
  • Controlar a qualidade

Unidade 13 – Gerenciamento de Portfólio e PMO

  • Fundamentos do gerenciamento de portfólio e do escritório de gerenciamento de projetos (EGP)
  • Implementação dos escritórios de gerenciamento de projetos (EGPs)

Módulo 4 – Prestação de Contas

Unidade 1 – Conceitos e aspectos gerais

  • Alcance dos objetivos
  • Relatórios
  • Devolução dos recursos
  • Arquivos gerais a serem anexados

Instrutor

A SQUADRA CONSULTORIA, sabendo da responsabilidade de prestar os melhores serviços e cursos confiáveis aos participantes, conta com os melhores instrutores, capacitados e com vasta experiência na área.

SCHIRLEY KARINE FISCHER – Coordenadora de Projetos Consultora em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, junto a órgãos públicos, privados e terceiro setor.

Com experiência em Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Convênios. Graduada em Ciências Biológicas, atua em Leis de Incentivo Fiscal, Gestão de Convênios, no cadastro de proposta, execução de convênios e prestação de contas no Setor Público, Privado e Terceiro Setor, além de ministrar cursos nas respectivas áreas. É assessora e consultora de projetos, ministrante de cursos em captação de recursos (SICONV, SIGEF, Leis de Incentivo Fiscal -Cultura, Esporte, PRONON e PRONAS- e elaboração de projetos para mais diversos potenciais doadores). Atua como gerente de Projetos dando suporte a Prefeituras, Entidades e Pessoas Físicas. Possui aperfeiçoamento pelo Ministério da Cultura/SENAC, em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, Empreendimentos Criativos e pelo ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. É Membro ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Investimento

  • Valor da Inscrição: R$ 1.490,90 ou 12 parcelas de R$ 168,97
  • Horário: 8h às 12h e 13h às 17:30h e no último dia as 8h às 12:00 (Intervalo para o coffee break: 15h00, Almoço: 12h)
  • Carga horária: 30h

INVESTIMENTO:

O VALOR DA INSCRIÇÃO INCLUI:

  • Pendrive com material bibliográfico
  • 1 bolsa personalizada Squadra Consultoria
  • Certificado para cada participante que será entregue no último dia do curso.
  • Apostila compacta com principais tópicos, pois o material completo será disponível em Pendrive.
  • Estrutura: sala de treinamento completa e com a infraestrutura necessária aos participantes;
  • Almoço + um coffee break por dia, água e café durante todo o treinamento.

VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS:

Entre em contato pelo e-mail contato@consultoriasquadra.com.br ou pelo Telefone (47) 3052-4641.

FORMA DE PAGAMENTO:

Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento/ Boleto Bancário e Cartão de Crédito (12x no cartão) pelo PagarME.

Por meio de depósito, ordem bancária ou doc, nas seguintes agências credenciadas:

BANCO DO BRASIL (001)

AGENCIA 3420-7
C/C 0.280.033-0 
SQUADRA CONSULTORIA

BANCO VIACREDI (085) 
AGENCIA 0101
C/C 879.891-5
MAGRIT HILLE ME

BANCO SICOOB (756)
AGENCIA 3087
C/C 10430-2
MAGRIT HILLE ME

DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO:

Razão Social: MAGRIT HILLE ME.
Endereço: Rua Luiz Abry, n° 239, sala 04 – Centro – CEP: 89107-000, Pomerode/SC
CNPJ: 18.933.882.0001-03 | Inscrição Municipal: 6747 | Inscrição Estadual: ISENTO

Benefícios

  • Curso CAPTAÇÃO DE RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS: Oficina prática em Elaboração de Projetos;

  • Curso CAPTAÇÃO DE RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS: Acesso a todas as Fontes de Captação de Recursos na prática, conhecendo sua sistemática de funcionamento; 

  • Consultoria GRÁTIS durante 30 dias após a realização do curso; 

  • Participe do nosso Grupo de Whatsapp, onde você estará no maior e mais completo grupo de notícias, atualizações, cursos e dicas exclusivas do Brasil; 

  • Empresa confiável, com atuação comprovada, já realizamos diversos treinamentos pelo Brasil. Confira!; 

  • Economize com deslocamentos, hospedagens e alimentações e realize os melhores treinamentos na Região Sul do país, sem precisar ir até Brasília; 

  • Receba sua apostila impressa e um pendrive com vários arquivos, contendo legislações atualizadas, manuais, modelos de projetos, orientações e muito mais; 

  • Receba um Kit exclusivo da Squadra Consultoria, com bolsa, caneta, pasta, folders...;

  • Certificado entregue ao final do curso.

Dados da Empresa

Confira no link abaixo a documentação da Squadra Consultoria.

Documentos da Squadra Consultoria

Informações Úteis

A seguir apresentamos informações úteis durante a realização de seu curso. Em caso de dúvidas ou questionamentos, não hesite em contatar-nos.


O Hotel é localizado no centro das decisões político-administrativas, de Curitiba e do Paraná, no Centro Cívico. Próximo à excelentes opções gastronômicas, de compras, cinemas, shoppings, praças e parques.


No próprio Hotel existem opções acessíveis de almoço, jantar e lanches.


Procure fazer sua reserva com antecedência no hotel e garanta sua vaga com tranquilidade;


Não nos responsabilizamos pela relação comercial entre alunos e hotel.


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Principais distâncias:


Distância do Aeroporto Internacional Afonso Pena 18 km.
Distância da Rodoviária Municipal de Curitiba 3.2 km.


Estacionamento R$ 25,00 /dia com Vallet.

Local do Curso

Local:
Hotel Intercity Curitiba

Endereço:
Rua Constantino Marochi, 591 Alto da Glória - Centro Cívico

Agenda

Curitiba - PR
24 a 27 - Setembro - 2019 - 4 DIAS
08:00 às 17:30
ENDEREÇO

Hotel Intercity Curitiba - Centro Cívico

Rua Constantino Marochi, 591

Alto da Glória


Mapa
INVESTIMENTO

De R$ 2.290,90 por
R$ 1.490,90 à vista 12 parcelas de R$ 168,97

Inscreva-se
Curitiba - PR
26 a 29 - Novembro - 2019 - 4 DIAS
08:00 às 18:00
ENDEREÇO

Hotel Intercity Curitiba - Centro Cívico

Rua Constantino Marochi, 591

Alto da Glória


Mapa
INVESTIMENTO

De R$ 2.290,90 por
R$ 1.490,90 à vista 12 parcelas de R$ 168,97

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